sábado, 25 de junho de 2011

Textos de apoio 1º semestre/2011 (2º ano)

Neste espaço, pretendemos possibilitar a todos os alunos o acesso ao conteúdo dos textos de apoio fornecidos pelos estagiários do CAp. Normalmente esses textos são reproduzidos e entregues apenas aos alunos da turma cujo estagiário fará sua regência, isso significa, que as outras turmas não terão acesso a este material de apoio ainda que estejam tratando do mesmo conteúdo. Esperamos que este post seja útil para todos.


Texto: A Filosofia na Idade Média (Hélio de Abreu)
A atualidade da Idade Média
A formação das democracias modernas foi marcada pela idéia da necessidade da separação entre Igreja e Estado, sendo este concebido como o local de predomínio da razão enquanto àquela seria reservada para o domínio da fé. Assim, Fé e razão foram vistas como compartimentos estanques, incomunicáveis, e qualquer tentativa de avanço de um sobre o outro é tomada como algo nocivo, que deve ser combatido.

Textos de apoio 1º semestre/2011 (1º ano)

Neste espaço, pretendemos possibilitar a todos os alunos o acesso ao conteúdo dos textos de apoio fornecidos pelos estagiários do CAp. Normalmente esses textos são reproduzidos e entregues apenas aos alunos da turma cujo estagiário fará sua regência, isso significa, que as outras turmas não terão acesso a este material de apoio ainda que estejam tratando do mesmo conteúdo. Esperamos que este post seja útil para todos.


Texto: Filosofia (Vinícius Gomes)


Sempre nos perguntamos para quê serve a filosofia? Mas antes de procurarmos responder a essa questão, deveríamos nos perguntar que tipo de conhecimento é a filosofia? Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a filosofia é um tipo de conhecimento bem distinto de muitos outros conhecimentos. Só para citar um exemplo, os mitos eram tidos como verdades absolutas e não podiam ser questionados. Porém a filosofia vai de encontro ao modo de conhecimento mítico. Nesse sentido, podemos começar dizendo que ela se distingue dos demais já na sua definição.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Filosofia em vídeo 1ª edição (Homem - "Ser Cultural")

A ideia dessa sessão é publicar regularmente vídeos curtos que tratem de questões relacionadas a temas filosóficos.


O tema a ser discutido ou interpretado aqui, é a natureza do homem enquanto “ser cultural”. Esta temática foi abordada no inicio dos conteúdos do 1º ano. A proposta, é entender a noção e relação de conhecimento humano e animal e o que os leva a agir de determinada maneira.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bem vindos!

Caros alunos, devido a facilidade hoje encontrada para acessar a internet, constatamos que já estava mais do que na hora de disponibilizar aos alunos um sistema OnLine de apoio aos estudos - neste caso, especificamente nos estudos de filosofia.
Este Blog é um espaço que tem como objetivo complementar o conteúdo e assim auxiliar o aprendizado do currículo de filosofia do CAp. Textos tratando dos assuntos abordados em sala serão semanalmente atualizados, para que vocês possam contar com material extra, especialmente selecionado para cada tema trabalhado em sala. Estes textos poderão ser tanto de teóricos do assunto, quanto fragmentos pertinentes de obras filosóficas.

Para além dos textos, teremos um espaço de discussão onde questões e dúvidas poderão ser respondidas por e-mail ou num chat OnLine que será realizado toda segunda feira à tarde (das 15:00 às 17:00h).

Como extensão e expansão do conteúdo tratado no currículo de filosofia, também haverão posts regulares relacionando filosofia à filmes, livros, notícias, vídeos, sites etc.

Esperamos que o conteúdo do Blog corresponda as suas expectativas, sendo um espaço de suporte funcional que possa de fato auxilia-los. Mas este Blog é, também, um espaço de discussão e produção de conhecimento. Contando com a participação ativa de vocês, poderemos tornar o estudo de filosofia algo mais rico e instigante; pois são os questionamentos que movem o mundo. Nossas idéias, dúvidas e interesses, é que fazem a diferença.