Mostrando postagens com marcador platão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador platão. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Filosofia em quadrinhos

A idéia dessa seção é nós trazermos histórias em quadrinhos online (webcomics) que tratem de questões filosóficas. Leia, pense, e não deixe de discutir nos comentários!
Expandir imagem
A tirinha de hoje é do xkdc, uma webcomic, nas palavras do próprio autor, sobre "romance, sarcasmo, matemática e linguagem".
 Não deixem de visitar o site: http://xkcd.com/ (infelizmente as tirinhas só estão disponíveis em inglês - essa que postamos eu mesmo traduzi)

Quem tiver uma sugestão de tirinha para nosso próximo post de quadrinhos, pode deixar a sugestão nos comentários ou enviar um Email para a oficina.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Filosofia em vídeo - Edição 02 (Alegoria da Caverna)

O Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, foi escrito pelo filósofo Platão e está contido em “A República”, no livro VII. Na alegoria narra-se o diálogo de Sócrates com Glauco e Adimato. É um dos textos mais lidos no mundo filosófico.
Abaixo o vídeo de uma versão bem humorada do Mito da Caverna, por Maurício de Souza (no You Tube):

Platão utilizou a linguagem mítica para mostrar o quanto os cidadãos estavam presos a certas crendices e superstições. A história narra a vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para o fundo dela.