A ideia dessa sessão é publicar regularmente vídeos curtos que tratem de questões relacionadas a temas filosóficos.
O tema a ser discutido ou interpretado aqui, é a natureza do homem enquanto “ser cultural”. Esta temática foi abordada no inicio dos conteúdos do 1º ano. A proposta, é entender a noção e relação de conhecimento humano e animal e o que os leva a agir de determinada maneira.
Diferentemente dos outros animais cujas atividades são determinadas pelo reflexo e/ou instinto (como demonstrado no vídeo), o homem é um ser cultural, pois é capaz de representar o mundo por meio do pensamento junto a capacidade de abstração. Nós possuímos uma capacidade recriadora, que nos permite reproduzir determinadas manifestações/fenômenos sociais, porém refletindo sobre eles e sobre nossas próprias ações. O homem conhece, modifica e dá sentido ao mundo (quando falamos deste mundo, nos referimos ao mundo da sua existência e vivência).
A noção de trabalho, por exemplo, é fundamental para se compreender os “fenômenos sociais” que ficam explícitos no vídeo. Eles demonstram como os animais podem aprender, porém de maneira condicionada e mecânica. Como é sugerido no final do vídeo, em determinadas situações, quando há um objetivo prático, o homem pode vir a agir de uma forma alienada, impondo ou sendo coagido, podendo homogeneizar um modo de agir para que se possa garantir a própria integridade (de certa maneira instintivamente). Mas ainda assim, o homem possui a capacidade de analisar a situação como um todo, refletir sobre o que ocorre e como pode ser modificado. E isso ocorre, devido as suas vivências. O ser humano tem a percepção de que está rodeado por algo, diversas realidades que existem independentemente de si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário